:: blog ( @angelopetry ) ?>

O que é e qual a origem da Black Friday? Atualizado 2023

É o dia que inaugura a temporada de compras de natal e acontece um dia depois do Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças), nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro.

Com certeza virou uma tradição americana que depois foi exportada para diversos países. O crédito sobre a origem no entanto não é muito claro, sabe-se que existem três histórias:

A primeira envolvendo o uso do termo Black Friday, não foi nada para ser festejado. Ocorreu na sexta-feira 24 de Setembro de 1869, quando ocorreu uma grande quebra na Bolsa de Nova York. Marcando o início dos 12 anos da Grande Depressão, a pior crise da história dos Estados Unidos e afetou grande parte de Mundo. Ficando assim este dia conhecido como “Black Friday”.

A segunda história que acompanha o nome “Black Friday” vem dos pequenos negócios nos Estados Unidos, dos quais muitos passavam o ano com dificuldades, com suas contas com números vermelho (saldo negativo). E por fim, no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, quando tradicionalmente inicia a temporada de compras para o Natal, faziam promoções para queimar seus estoques e finalmente passar a ter números negros (saldo positivo) em suas contas.

E por fim a terceira história diz que em 19 de Novembro de 1975, o New York Times utilizou o termo “Black Friday” para se referir ao caos no trânsito que tinha ocorrido em Nova York justamente na sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças por causa dos descontos oferecidos pelas empresas.

Enfim, as três histórias são verídicas, agora qual foi o que culminou no uso do termo, fica a critério de cada um.

O fato é que originalmente a Black Friday ocorre apenas em um dia, justamente, pasmem, a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Porque?

Quem entende de marketing e vendas sabe que isso gera uma grande histeria, claro com os famosos gatilhos mentais que uso e explico muito nos meus trabalhos e treinamentos, que ajudam muito na hora de vender, escassez, urgência, desejo

Tudo isso ajuda na compra, principalmente na compra por impulso.

 

Black Friday todo dia? Black Friday em julho, março???

Claro que muitas pessoas, talvez por não conhecerem a intenção do uso dos gatilhos que está por trás da Black Friday original, ou mesmo por outros motivos, não sei, inventaram diversos tipos de variações, onde a “Black Friday” chega a ocorrer diversas vezes por ano, ou por uma semana ou mês inteiro.

Se funciona? Difícil saber, mas eu particularmente, por entender e conhecer o poder dos gatilhos mentais, prefiro a versão original, apenas um dia e acabou.

Claro, não vamos esquecer da Cyber Monday (Segunda Cibernética), que também tem suas origens e já virou tradição americana. Como o nome já diz, ocorre na segunda-feira logo após o Dia de Ação de Graças e é dedicado às compras pela Internet. E ocorre originalmente nos mesmos moldes da Black Friday, somente por um dia.

 

Empreendedor na Black Friday

Você empreendedor, deve sim entrar na onda da Black Friday e aproveitar, crie uma estratégia, honesta claro, ofereça algum desconto ou vantagem, mesmo que não seja tão grande, qualquer desconto sempre ajuda.

Ative suas listas de e-mail, mande uma sequência de e-mails bem pensada para ir aquecendo seu público, faça postagens nas suas redes sociais, instigue o desejo e a curiosidade, movimente tudo o que você pode, mas fica a dica.

Use o poder dos gatilhos mentais, é um dia apenas e acabou, fazer “Black Fridays” todos os dias perde o sentido e não vai mais te trazer o retorno desejado, vai cair na mesmice.

 

Não caia em furada

Sendo o formato que for, sempre é bom ficar de olho nos preços pois os “espertinhos” de plantão não dormem no ponto.

Você já deve ter visto diversos casos onde o “desconto” era algo do tipo a metade do dobro. Onde o comerciante “espertinho” dobra o preço do produto alguns dias antes da Black Friday e no dia oferece um “desconto” de 50%, ou às vezes até menos, o que te faz pagar mais caro.

E sim isso acontece e muito, eu estou de olho em um equipamento de som novo, acompanho o preço dele a uns três meses em uma grande loja aqui de Porto Alegre, (que não vou mencionar) e para minha surpresa o valor que se mantinha em R$ 699 acaba de subir para R$ 799, bem vamos ver qual vai ser o “desconto” no dia da Black Friday.

Mas é claro, a grande maioria dos comerciantes faz realmente promoções e algumas são fantásticas, eu economizo o ano todo para aproveitar e garanto, vale muito a pena.

 

Quando vai ser a Black Friday em 2023

Este ano (2023) a Black Friday Original vai acontecer na sexta-feira, 24 de novembro e a Cyber Monday Original na segunda-feira, 27 de novembro.

Para quem assim como eu já pretende comprar algo, fica a dica, faça como eu, fique de olho no preço para não ser enganado. E sim vale muito a pena, dá pra achar ofertas incríveis.